Início do Conteúdo

Vereadores ouvem presidente da Coderp em Comissão de Estudos

Em reunião de aproximadamente duas horas, parlamentares sabatinaram Everaldo Rocha
Vereadores ouvem presidente da Coderp em Comissão de Estudos

O vereador André Rodini (Novo) presidiu, na tarde desta quinta-feira (18), reunião da Comissão Especial de Estudos (CEE) destinada a estudar e acompanhar a viabilidade financeira da Coderp - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto e sua continuidade operacional.

Com a presença dos membros Renato Zucoloto (PP) e Zerbinato (PSB), a comissão deu continuidade à oitiva iniciada na última terça-feira (16), com o servidor de carreira da Coderp Renato César Ramos, analista de sistemas sênior.

Sobre o processo de imobilização de sistemas, Ramos explicou que quando iniciado seu desenvolvimento, realiza-se levantamento relativo à quantidade de horas trabalhadas vinculadas ao projeto, com lançamento mês a mês do esforço dos programadores, analistas e gerentes de projeto. Os valores de investimento são enviados pela diretoria administrativa ao setor de contabilidade para ativação do projeto dentro das normas contábeis.

Ao final dos projetos, a empresa faz estudo sobre a compatibilidade dos preços no mercado, e posterior formulação de proposta comercial. Segundo o analista, os sistemas e linguagens da Coderp são competitivos no mercado, pois possuem utilização de linguagem Java de última geração, com redução de custos.

Sobre o fim do contrato com a empresa Atmosphera (alvo da operação Sevandija em 2016), Renato disse que nas reuniões do Conselho de Administração, do qual fazia parte, a preocupação neste período era no sentido de prover o saneamento da empresa em função da dívida com tributos, e tentar dar sobrevida à Coderp através dos refinanciamentos.

Na sequência, em segunda oitiva do dia, prestou esclarecimentos o diretor presidente da Coderp, Everaldo Oliveira Rocha - que "coordena, sob orientação do governo, a estratégia de desenvolvimento e reativação de áreas essenciais, como a comercial, e busca saneamento financeiro da Companhia".  

Segundo ele, a Coderp desenvolveu suas precificações com metodologias diversas ao longo dos anos, e hoje em dia é utilizada a UCP - Use Case Point para detalhamento dos projetos e estimativa do esforço total empregado para sua execução. Os relatórios desse trabalho são apresentados sempre que solicitados dentro dos prazos legais, fornecidos com o calendário das assembleias e Conselho de Administração, minimamente uma vez ao ano.

Sobre a oferta de produtos para cidades vizinhas, o diretor afirmou que existem prefeituras de médio porte em que os controles financeiros das secretarias municipais são feitos ainda em documento de Excel, e em Ribeirão a Coderp tem sistemas testados e consolidados para atender bem às necessidades do Poder Público de forma automatizada. Por isso, acredita que a Companhia tem condições plenas de competitividade no mercado.

Das questões financeiras, Rocha disse que a Companhia está com faturamento atual compatível com suas despesas, porém herdou um parcelamento refis da administração anterior cujo valor é inviável, quantia essa que deve ser paga pela prefeitura através de aportes anuais e transferências de verba.

A íntegra da reunião está disponível no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão.

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)